Produtores de Rondônia agradecem à ApexBrasil por iniciativa inédita no setor de café robusta amazônico

Rodada do programa Exporta Mais Brasil foi realizado em Cacoal, com foco nos Cafés Especiais Robustas Amazônicos

Cacoal, conhecida como a capital do café em Rondônia, vivenciou um momento significativo para os produtores de café da região. Sob a liderança do presidente, Jorge Viana, a ApexBrasil lançou o programa “Exporta Mais Brasil”, atraindo 23 compradores internacionais de 11 países distintos para conhecerem o café robusta amazônico.

Os produtores locais receberam a iniciativa com grande apreço. “A ApexBrasil realizou algo que, para nós, é histórico. Trazer compradores internacionais à nossa região para mostrar o potencial do robusta amazônico é algo pelo qual seremos sempre gratos”, comentou Celso Timpurim, produtor da região.

Estudos da Embrapa indicam que, nas últimas duas décadas, houve um crescimento de 64% na produção e 518% na produtividade do café robusta amazônico em Rondônia. A ApexBrasil acredita que esse crescimento pode ser ainda maior, alavancando as exportações na região norte, que exporta muito pouco comparado a outras regiões exportadoras.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, ressalta o potencial exportador do café: “O café robusta amazônico tem se destacado nas exportações, especialmente nos últimos anos, e isso influenciou na escolha do setor como foco do ‘Exporta Mais Brasil’ no Norte.” Ele acrescentou: “A determinação dos produtores e o fascínio dos compradores confirmam que estamos na direção correta. Pretendemos expandir esta iniciativa para todos os estados e regiões do Brasil.”

Novos rumos

Desde que assumiu a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a nova diretoria, composta pelo presidente Jorge Viana, a diretora de negócios, Ana Repezza, e o diretor de gestão corporativa, Floriano Pesaro, tem buscado – junto com os profissionais da Apex – aprofundar o conhecimento sobre diferentes produtos e realidades brasileiras. A gestão atual pretende não só manter, mas ampliar o apoio às principais regiões exportadoras, dando atenção especial ao Norte e Nordeste, que têm potencial ainda pouco explorado.

“Trabalho há 13 anos na ApexBrasil e nunca estive tanto em campo. Nunca vi a Apex atuar assim. Está sendo uma experiência incrível, estamos descobrindo o verdadeiro Brasil, e queremos compartilhar isso com o mundo”, declara Laudemir Müller, Gerente de Agronegócio da Agência.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — Outros
Setor de Exportação: Alimentos e Bebidas — Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Idioma de Publicação: Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *